Camuflagem e outros

CAMUFLAGEM DE ESTRIAS  outras Dermopigmentações estéticas








O que é Camuflagem de Estrias?

Camuflagem de estrias é uma técnica de tatuagem cor da pele.

A tinta usada é a mesma da tatuagem porém com tonalidades cor da pele, é um pouco mais diluída pelo profissional do que uma tatuagem comum, e a mistura para achar ao tom da pele de cada pessoa exige do profissional uma mistura única para cada pele e noções básicas de colorimetria.

Quem pode aplicar a técnica?

O aplicador da técnica tem habilidade com máquina de tatuagem pen ou rotativa, ou ainda um dermógrafo, noções de estética e colorimetriaou experiência com tatuagem, sendo os profissionais mais indicados para executar essa aplicação de pintura, a esteticista e tatuadores que fazem trabalhos mais delicados pois não pode sobrecarregar de cor (pesar a mão).

O que se sabe a respeito?

A camuflagem de estrias apesar de ja existir desde 2009 ainda é uma técnica que não possui estudo científico  de sua eficácia, sendo o relato pessoais das pessoas que já se submeteram a técnica os mais variados níveis de satisfação como muito positivo entre a maioria das pessoas que escolhem a pintura,  mas também ausência de resultados e relato de manchas e hiperpigmentação causadas pelo efeito rebote, ou própria falta de cuidados ou de higiene com a pele em casa.

Qual a expectativa de melhora?

Numa primeira sessão é observado de 40% até 90% ou após alguns retoques no máximo de melhora  de 90% na coloração da estria, esta variação acontece porque a pele de cada pessoa é diferente podendo umas peles absorverem mais a tinta e outras menos, alguns locais da mesma área pegarem mais cor outros menos sem uma explicação certa sobre porque isso acontece, supõe se que a espessura da estrias (que não é detectavel a olho num nem existe aparelho para detectar essa medida) possa estar relacionada com a resistência da pele em segurar a tinta.

Quais estrias podem fazer?

As estrias que podem ser camufladas são as estrias brancas, finas e médias, que estão na mesma altura da pele, estrias que não são sentidas no toque, essas estrias só tem a ausência da cor e por isso tem ótimo resultado com a reposição da cor.

Quando não tem indicação

Não tem indicação para camuflagem as estrias com aparência pele arrebentada, com flacidez, estrias escuras, estrias largas demais e profundas, isso devido a incapacidade desse tipo de estrias em segurar a cor, o ideal é que esse tipo de estrias não recebam tinta, pois não resolve nada e será um investimento jogado fora.

Qual a quantidade de sessões?

Não é possível estimar quantidade de aplicações de retoques que irão ser suficientes para cobertura da estrias, podendo variar de 1 até 6,  em muitos casos uma só sessão é suficiente para camuflar, outras uma sessão com 3 retoques é o mais comum e indicado entre os profissionais, cada retoque é feito com intervalo entre 30 a 40 dias de espaço.

Qual a durabilidade?

Não pode se confirmar com certeza a durabilidade certa, sendo uma estimativa após o fim de todas as sessões de retoques e alcançado, um intervalo de 2 a 5 anos para refazer o procedimento.

Quando posso pegar sol?

Pode se expor ao sol com uso de filtro solar após 20 dias de terminado do tratamento.

Fica verde ou muda de cor?

 É impossível  tinta cor da pele virar verde essa é uma característica de desbote de tintas pretas jamais uma tinta cor clara se transforma numa cor fora da sua cor normal.

Posso fazer durante a amamentação?

Pode fazer apos 6 meses de amamentação

Posso fazer depois de quanto tempo de uma cirurgia?

Somente o médico pode liberar o paciente para fazer camuflagem converse com ele e veja quando estará liberada para fazer

Faz em menores de idade?

No Rio de Janeiro tanto o estado quanto a capital tem leis que proíbem tatuagem em menores de 18 anos (Lei nº 2907/98 e Lei nº 4388/2006, respectivamente).


Aline Capistrano Araujo

Especialista em dermopigmentação































 

Comentários